quarta-feira, 21 de julho de 2010

Quanto custa comer na viagem?

Quanto custam as refeições numa viagem assim? Em nosso caso, um casal adulto, nos custou, em doze dias, conforme segue:

CAFÉ DA MANHÃ 20,55 POR DIA (MÉDIA) = TOTAL = 185,00
ALMOÇO 31,11 POR DIA (MÉDIA) = TOTAL = 373,31
JANTA 38,20 POR DIA (MÉDIA) = TOTAL = 420,22

Houveram cafés bons, outros ruins. Almoços maravilhosos, outros  horríveis. Jantares excelentes, e, quando nção houveram, não foram ruins, porque preferimos lanches como mixtos-quente ou cheeseburgeres antes de dormir. Mais a frente, quando começar a narrar mesmo a viagem vou citar alguns lugares otimos onde fizemos as refeiçõies e outros para serem evitados. O café da manhã é um caso a parte numa viagem assim. Normalmente pagamos pelo café da manhã embutido em hoteis e pousadas.Porém, na maioria das vezes não os desfrutamos porque acordávamos as 4:00 para zarpar para a proxima etapa da viagem, sempre antes do café da manhã ser servido.

Durante o dia sempre se belisca alguma coisa na estrada, ou nas cidades. Em nosso caso, entre cafezinhos e lanches do tipo pastel, etc, gastamos 93,00. Água é coisa que se bebe menos do que se pensa. Principalmente se estiver viajando em lugares frios, como foi o nosso caso. Gastamos 27,00 reais durante a viagem. Mas tem de se considerar que de inicio levamos uma geladeirinha dentro do carro com gelo e agua (além de sucos, gatorade, agua schweppes, etc). Saímos com 12 garrafinhas de 500ml. Compranos aqui por 0,50 cada, ms na viagem, quando acabaram as nossas, o custo subiu para 1,50 ou 2,00 por garrafa. Exceto quando compramos num mercadinho por 0,55. Meu conselho, então, é sair com pelo menos 24 garrafinhas de 500ml no carro. Se economiza tempo e dinheiro. Para a geladeira funcionar precisa-se gelo, caro no sul em relação ao nordeste. Aqui um saco de gelo sai por menos de 4,00 - lá pode chegar a 15,00 - gastamos 27,00 com este item. É isso aí. Amanhã vamos falar dos custos com hoteis e visitas a lugares turisticos. PÉ NA ESTRADA.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Quanto custa rodar 6100 kilometros viajando ?

Quanto custa rodar mais de 6000 quilometros em seis estados? Bem, em nosso caso, viajamos num Palio Fire com motor flex, e, colocando uma mistura de gasolina e alcool, a um preço médio de 1,74 o litro, perfizemos um total de 6100 kilometros. O ar-condicionado foi usado ininterruptamente no carro (embora o frio estivesse na maior parte da viagem abaixo dos 18 graus). Contas feitas o carrinho se mostrou economico, mesmo levando três pessoas, levando muita bagagem, subindo muitas serras e, no retorno, trazendo mais carga do que na ida, pois fomos comprando presentes e comidas regionais para trazer para casa. Teve um rendimento de 11 kilometros por litro. TOTAL DO COMBUSTIVEL GASTO : 974,00 REAIS, uma média de 81,00 reais ao dia. Adicione aí 77,00 reais de pedágios (todos entre o Espirito Santo e Minas, pois no Nordeste não houve pedágios - embora, pelo estado das estradas, nós teríamos preferido pagar pedágios. Pois foi mais caro passar por trechos esburacados: R$ 232,00 comprando dois pneus, pagando borracheiros e aferindo a pressão dos pneus duas vezes ao dia. Como o assunto é transito e transporte você deve considerar uns 55,00 reais de estacionamentos e eventuais lavagens no carro, pois em centros urbanos como Rio de Janeiro, Niterói, Nova Friburgo e Juiz de Fora é muitas vezes necessário pagar por este serviço. FOTO 1 : na estrada de barro, em Lumiar, na cachoeira do Encontro dos Rios, indo para a Toca da Onça. FOTO 2 : Ponte na subida da serra, Petrópolis. FOTO 3 : pontes de madeira, estradas de barro, Lumiar.

Vini, Vidi, Vici

Na verdade, seria "Fomos,Vimos e Voltamos". Nossa viagem já se realizou. Foram doze dias curtindo seis estados (Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espirito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais). Mais de 6000 kilometros rodados. Mais de 1000 fotos (foram poucas, na verdade). E mais de R$ 6.000,00 de custos envolvidos (para duas pessoas). Vou de hoje em diante publicar todos os dias detalhes da viagem. Começarei pelos relatos de custos, para ajudar aqueles que se interessam em fazer algo semelhante. E mais a frente vou publicar descrições dos lugares visitados e dos roteiros turísticos que fizemos. Até breve